Rio - Será realizada na próxima sexta-feira, dia 26, uma das mais tradicionais e disputadas competições de vela oceânica do Brasil, a Regata Santos-Rio. A largada será dada às 12h, na baía de Santos (SP). Cerca de 50 veleiros irão percorrer as 220 milhas náuticas que separam as duas cidades.
O destaque fica por conta da participação de velejadores do porte de Robert Scheidt, que vai atrás do novo recorde da regata. A marca atual pertence a Torben Grael, que em 1995, com o barco PoliBrasil, estabeleceu o tempo de 21h25min05s. Scheidt estará à bordo do trimarã Adrenalina, pertencente a Georg Ehrensberguer. Lars Grael, comandando o Magia IV, e Eduardo Penido com o Sorsa, também confirmaram presença.
Pela primeira vez, o veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, estará ancorado em Santos (SP). A embarcação foi incorporada à Armada Brasileira em março de 1999, em Lisboa, Portugal. Construído no estaleiro Damen, em Amsterdã, na Holanda, teve o batismo de quilha em agosto do mesmo ano. Além da instituição de aspirantes da Escola Naval, o Cisne Branco representa o país em eventos náuticos e regatas internacionais.