Rio - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou na esta manhã desta terça-feira o relatório da primeira visita de inspeção à cidade de Atenas, sede dos Jogos Olímpicos de 2004, realizada entre os dias 5 e 12 deste mês.
Segundo o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o trânsito da cidade foi um dos principais problemas encontrados pelo comitê. "O planejamento deles na questão do tráfego e dos transportes está muito atrasado. A maioria dos edifícios de lá não possui garagem. Acho que isso deve ser visto rapidamente para que os problemas ocorridos nas últimas Olimpíadas não se repitam em Atenas", aconselhou Nuzman.
Outra preocupação é em relação à aclimação. O clima de Atenas é considerado um dos piores do mundo e, em agosto, mês dos Jogos Olímpicos, a temperatura média é de 27,4 graus, com umidade de 45,9%. "Planejamos duas visitas para 2002, onde atletas e comissões simularão as atividades que serão realizadas nas Olimpíadas, com um reforço médico e estrutural especializado. Após isso, analisaremos os resultados e tomaremos as medidas necessárias para evitar maiores problemas", explicou o presidente do comitê.
Ainda esta terça foi assinado um contrato entre a Odontoprev e o COB, que visa segurar a delegação brasileira de serviços odontológicos até dezembro de 2004. A empresa é parceira do comitê desde maio de 1999, com contrato que englobou os Jogos Panamericanos de Winnipeg e as Olimpíadas de Sydney.