Rio - O deficiente visual Luís Alberto Carvalho Silva lidera a categoria Aspirantes no XI Campeonato Brasileiro Ford de Enduro Eqüestre. Ele é um dos destaques da quarta e última etapa competição, marcada para sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, no Água do Treme, no Centro de Lazer e Natureza, na rodovia que liga os municípios de Inhaúma e Sete Lagoas (MG). O paulistano Luís Alberto, que integra a equipe do Centro de Treinamento Marechal, de Sorocaba, estará montando Sun Fire e vai percorrer na sexta-feira, 80 km de trilha.
Ele está há quatro anos na modalidade e compete em igualdade de condições com os demais adversários, como demonstra sua classificação no campeonato. Segundo Henrique Garcia, veterinário e responsável pelo CT Marechal, Luís Alberto é um cavaleiro muito dedicado, treina todos os sábados e domingos e segue todas as orientações técnicas. "Ele tem muito conhecimento da parte metabólica do animal, sabendo o momento de forçar ou não o cavalo durante a prova. Além de treinar em todos os finais de semanas, ele liga e quer saber como está o animal, que também recebe treinamentos durante a semana". explicou.
Luís Alberto faz as provas acompanhado de Wilson Soares, que compete com Bodolay. Garcia lembra que os dois animais também treinam juntos no CT Marechal e isso é importante para o bom desempenho nas provas. "O Wilson vai orientando o Luís Alberto, dando detalhes da trilha. Antes de uma prova é traçada uma estratégia, que é seguida à risca. Se na checagem veterinária, um está adiantado, o outro espera", comentou Garcia. Nesse Campeonato Brasileiro Ford de Enduro Eqüestre, Luís Alberto obteve um quarto, um quinto e um terceiro lugares.