Rio - Pelo terceiro ano consecutivo, corredores de todo o país e destaques do exterior estarão em Belo Horizonte para uma das mais importantes provas do calendário nacional. Trata-se da III Volta Internacional da Pampulha, que acontece neste domingo, a partir das 9h30min, em torno da Lagoa da Pampulha, com percurso total de 17.850 metros. A premiação total é de R$ 50 mil em dinheiro, além de dois carros 0 km para os campeões.
O queniano David Cheruiyot e a brasileira Cleuza Maria Irineu, atuais campeões, são os grandes favoritos desta edição.
Repetindo o sucesso do ano passado, a disputa de 2001 terá quatro mil participantes, sendo 3.442 homens e 558 mulheres. O número limite foi atingido um dia antes do término do prazo de inscrições, na terça-feira.
No masculino, além de Cheruiyot, outros importantes nomes do atletismo internacional estão confirmados como o angolano João N'tyamba, campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, o queniano Joseph Kipkpech, além de Aloys Nisigama, do Burundi. Entre os brasileiros, os destaques são Diamantino dos Santos e Rômulo da Silva.
No feminino, o Brasil estará bem representado. Além de Cleuza, bicampeã da prova, estão confirmadas a paranaense Adriana de Souza, a catarinense Márcia Narloch, bicampeã da Maratona de São Paulo e 2ª colocada em 99 e 3ª no ano passado na Pampulha, e a mineira Viviany Anderson, de Juiz de Fora, também bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo.