São Paulo – O piloto Gil de Ferran, da Penske, entrou para a história por ser o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato da F-Indy. Gil levantou a taça por antecipação na madrugada deste domingo, ao ficar na quarta posição, no GP da Austrália, em Surfers Paradise. A prova foi vencida pelo também brasileiro Cristiano Da Matta.
Ferran marcou 12 pontos e aumentou para 28 a diferença para o sueco Kenny Brack, segundo colocado na classificação geral e, antes da prova, principal adversário na briga pelo título. Brack ficou em quinto na Austrália. O máximo que o sueco pode conseguir no Grande Prêmio de Fontana, última corrida do ano, é diminuir a diferença para seis pontos.
O também brasileiro Hélio Castro Neves, que tinha remotas chances de ser campeão, rodou na quadragésima volta e não pontuou.
Esse é o terceiro título brasileiro na categoria, já que Emerson Fittipaldi foi campeão em 89, e o próprio Gil venceu no ano passado. É a quarta vez que um piloto conquista o campeonato da Indy em dois anos seguidos.
Gil de Ferran aproveitou a largada e pulou para segundo, passando o compatriota Roberto Pupo Moreno. Já na primeira volta, um acidente com Casey Mears provocou uma bandeira amarela e paralisou a corrida.
Gil liderou até a 22a. volta, quando parou nos boxes. O brasileiro pulou para a segunda posição logo que voltou, ficando atrás apenas de Moreno. Ferran sustentou essa posição até a 46a. volta, quando parou outra vez nos boxes.
O brasileiro voltou em quinto, ainda na frente de Brack, que estava em sétimo. Cristiano Da Matta assumiu a ponta, já que Moreno teve problemas no carro e abandonou pouco depois.
Ferran também apresentou problemas no carro e manteve a quinta posição. Na última volta, Paul Tracy parou e o brasileiro conseguiu o quarto lugar, chegando na frente do sueco Kenny Brack.
Confira o resultado do GP de Surfers Paradise: