Rio - Os baianos Fábio Lima e Viviane Peixoto Motti, ambos do Vasco/Bradesco, conquistaram o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2001, após as duas últimas etapas do circuito, em Niterói, realizadas neste domingo no Rio de Janeiro.
No caso de Viviane, a vitória trouxe o bicampeonato nacional, enquanto Fábio, campeão brasileiro júnior do ano passado, impediu o tetracampeonato brasileiro do gaúcho Guilherme Bento Bier. Consuelo Rocha e Alberê Cantinho foram os vencedores entre os atletas deficientes físicos.
Mais de 200 nadadores enfrentaram os três quilômetros da travessia Camboinhas-Itaipu, com vitórias de Viviane Motti, que já havia garantido o título antecipadamente, e Fábio Lima, que completou a festa baiana. Viviane terminou em 30min06, enquanto Fábio fez 27min11.
No masculino completaram o pódio, os gaúchos Carlos Eduardo Pavão e Guilherme Bier, ambos do Grêmio Náutico União/RS, com 27min16 e 27min18, respectivamente.
Já no feminino, a russa naturalizada brasileira Natalya Yakovleva, que apesar de ser do Minas Tênis, compete como avulsa em maratonas aquáticas, perdeu a chance da quinta vitória consecutiva no percurso de Camboinhas-Itaipu, terminando em segundo lugar, com 30min24, quatro centésimos à frente de Fabiana Cunha, do Flamengo, terceira colocada. Natalya já havia garantido o vice-campeonato de 2001.