Grove (Inglaterra) - O chefe do setor de aerodinâmica da Williams, Geoff Willis, vai ser o diretor-técnico da British American Racing (BAR) a partir de março, anunciaram as duas equipes na segunda-feira.
A Williams disse que Willis não será liberado antes de 1o. de março de 2002. O projetista de 41 anos deve ficar, até lá, de licença, para limitar a transmissão de informações confidenciais entre as equipes.
A temporada 2002 da Fórmula 1 começa na Austrália no dia 3 de março e a transferência é um golpe contra a Williams, que quer vencer o título mundial no ano que vem.
Willis trabalhou próximo ao projetista-chefe Gavin Fisher na Williams, e ambos foram sondados por outras equipes -- principalmente BAR e Jaguar -- nos últimos meses.
A Williams disse que Fisher assinou um novo contrato com a equipe e que mudanças serão feitas no departamento de aerodinâmica depois da saída de Willis.
“Gavin estava muito feliz e assinou um longo contrato conosco'', disse o chefe da equipe, Frank Williams, à Reuters.
Williams disse no início do mês, no Grande Prêmio do Japão, que a equipe iria lutar para não perder a dupla. “Se eles saírem será um duro golpe contra nós, e não podemos abrir mão de nenhum deles'', disse na época.
Willis vai trabalhar junto com o australiano Malcolm Oastler, atual diretor-técnico da BAR, na equipe que tem motores Honda.
Oastler disse que ele, agora, vai se concentrar em projetos e estratégias a longo prazo, além de design, eletrônica e engenharia, enquanto Willis vai ficar focado em aerodinâmica e dinâmica do veículo. “Para evitar confusões, serei chamado de diretor de engenharia'', disse Oastler em uma nota da BAR divulgada simultaneamente com uma curta nota da Williams.
A Williams terminou a temporada em 2001 em terceiro lugar com quatro vitórias, enquanto a BAR ficou em sexto. A equipe ainda não venceu desde que entrou na Fórmula Um em 1999, no lugar da Tyrrell.
Willis disse acreditar que a BAR representa uma grande oportunidade para ele, já que a equipe tem “os recursos necessários para conseguir o objetivo máximo de vencer o título''.
O chefe da BAR, Craig Pollock, disse que a equipe agora tem uma equipe técnica "que não perde para nenhuma na Formula 1".