Berlim - O italiano Alex Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente durante o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula Indy, deixou o hospital na sexta-feira e disse que espera disputar uma corrida de novo algum dia.
Zanardi foi mantido em coma e suas condições permaneceram críticas por alguns dias após o acidente no dia 15 de setembro, e na terça-feira ele agradeceu aos médicos do hospital de Berlim que salvaram sua vida.
``Eu me sinto bem agora para voltar à minha casa e dar início a uma vida nova lá'', disse Zanardi, de 35 anos, em uma entrevista à imprensa antes de viajar para Monte Carlo com sua esposa Daniela e o filho de três anos Niccolo. ``Sou muito grato aos médicos que salvaram minha vida''.
Zanardi, que sobreviveu a um sério acidente na Fórmula 1 em 1993, saía dos boxes depois de 142 voltas no circuito de Lausitzring quando o canadense Alex Tagliano bateu contra seu carro a cerca de 320 quilômetros por hora.
Em Berlim ele disse que vai dar início a um programa de reabilitação em sua cidade natal, Bolonha, nos próximos dias.
``Minha energia está de volta'', ele disse. ``Agora meu objetivo é poder andar de novo (com a ajuda de pernas mecânicas). Dentro de um ano -- esse é meu novo desafio''.
Ele disse que não quer descartar a possibilidade de voltar a disputar uma corrida.
``Os esportes motorizados são uma parte importante da minha vida'', ele disse. ``Talvez eu pilote em corridas de novo um dia, não sei''.