Flamengo goleia com ajuda do juiz e avança na Mercosul
Quarta-feira, 31 Outubro de 2001, 21h22 Atualizada: Quarta-feira, 31 Outubro de 2001, 22h14
Reuters
Manrique sai inconformado com a expulsão
São Paulo - O Flamengo goleou o Independente por 4 a 0 na noite desta terça-feira no Estádio Serejão, no Distrito Federal, e passou para as semifinais da Copa Mercosul. O adversário do time carioca sai do jogo entre Grêmio e Talleres, marcado para quinta, na Argentina, com cobertura total do Terra Esportes.
A vitória flamenguista foi decidida em um lance logo aos 18 minutos da primeira etapa. O zagueiro Manrique, do Independente, foi expulso injustamente ao cometer uma falta de jogo em cima de Edílson em uma disputa de bola junto à linha lateral, na intermediária do campo argentino.
Seis minutos depois, o Flamengo se aproveitou do desfalque na zaga adversária e, em duas jogadas de Petkovic abriu 2 a 0 no marcador. Na primeira, o meia deixou Edílson na cara de Rocha e o capetinha não desperdiçou. No minuto seguinte, com a zaga novamente batendo cabeça, Pet limpou todo mundo e deixou Juan livre, na frente do gol vazio. O zagueiro só completou.
Foi o quarto gol do zagueiro convocado por Felipão para o jogo contra a Bolívia, que agora assume a artilharia do Fla na competição. Reinaldo vem logo a seguir com três.
Nervoso e desnorteado em campo, o time argentino não conseguiu reagir e ainda tomou o terceiro em uma cobrança de escanteio, de Petkovic, no primeiro pau, que Juan só tocou para as redes, aos 34 minutos de jogo, acabando com qualquer chance de reação dos visitantes.
Aos jogadores do Independiente, restava apenas a vontade do atacante Forlán que arriscava chutes de fora da área ou tentava cabeceios nas poucas bolas que chegavam em levantamentos feitos, principalmente da direita, por Ramirez.
No segundo tempo, o jogo, já decidido, foi morno com o time carioca sem a mesma vontade de atacar e o Independiente, entregue, dependendo ainda da vontade e chutes de Forlán. Aos 23 minutos, Edílson aproveitou um cruzamento de Reinaldo e deu números finais à partida.
A etapa final estava tão tranqüila para os flamenguistas, que o técnico Zagallo se deu ao luxo de tirar o goleiro Júlio César para colocar Clemer aos 30 minutos do segundo tempo, que só entrou para escutar os gritos de "olé" da torcida rubro-negro.
A vitória garante aos cofres rubro-negros nada mais nada menos do que US$ 2,4 milhões, dinheiro reservado aos semifinalistas da competição.
Untitled Document
Flamengo
4
x
0
Independiente-ARG
Local
Estádio Elmo Serejo-DF
Público e renda
Não divulgados
Árbitro
Oscar Ruiz (COL)
Cartões amarelos
Carlinhos e Jorginho (Flamengo); Manrique
Cartão vermelho
Manrique (Independiente)
Gols
Edilson (24'), Juan (25' e 34') e Edilson
(69')
Flamengo
Júlio César (Clemer 75'),
Alessandro, Juan, Leonardo Valença e Anderson; Jorginho, Rocha (Carlinhos
58'), Beto e Petkovic; Edilson e Reinaldo (Roma 73'). Técnico: Zagallo.
Independiente-ARG
Rocha, Manrique, Páez, Ramirez (Donnet
84') e Pernía; Montenegro, Bustus (Zelaye 76'), Galván e Guiñazu; Forlan
e Uvoso (Lopez 78'). Técnico: Enzo Trossero