Rio - O Charlotte Hornets estreou com vitória na temporada 2001/2002 da NBA. A equipe tirou uma diferença de 15 pontos no segundo tempo e derrotou o Cleveland Cavaliers por 100 a 94, em Charlotte. O Cavs sofreu sua segunda derrota, já que perdera para o Boston Celtics na estréia.
O grande responsável pela virada foi o armador Baron Davis. Com uma atuaçaõ brilhante no último quarto, quando marcou 21 dos seus 33 pontos no jogo, ele comandou a reação dos Hornets. Ele ainda deu nove assistências. O ala Jamal Mashburn contribuiu com 22 pontos e dez rebotes. Pelo Cavs, o melhor foi o armador Andre Miller, com 22 pontos, oito rebotes e seis assistências.
Já o Chicago Bulls continua frustrando sua torcida. Depois de terminar como lanterna no último campeonato, o time estreou nesta temporada sendo massacrado pelo Indiana Pacers por 98 a 73 em pleno United Center. A ex-equipe de Michael Jordan marcou apenas nove pontos no quarto período.
O pivô Jermaine O'Neal foi o destaque, com 25 pontos e dez rebotes. Pelo Bulls, o melhor foi o pivô Brad Miller, com 24 pontos e nove rebotes. O ala Ron Mercer fez 22.