São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten está fora do Masters Series de Paris. Nesta quinta-feira, ele perdeu nas oitavas-de-final, de virada, para o holandês Sjeng Schalken. As parciais foram de 4/6, 6/4 e 6/4.
Agora, Guga terá que defender o posto de número 1 do mundo na Masters Cup, que será disputada em Sydney (Austrália). O brasileiro entra na disputa, que dá até 150 pontos ao campeão, em vantagem. O torneio acontece entre os dias 12 e 18 de novembro.
Com os 15 pontos que ganhou na França, Guga passará para 781 na Corrida dos Campeões. O novo ranking será divulgado na segunda-feira. O australiano Lleyton Hewitt, maior rival do brasileiro na luta pelo posto de número 1 do mundo, foi eliminado logo de cara em Paris e passará para 723.
A Masters Cup tem uma fórmula diferente dos torneios regulares. Na primeira fase, os oito tenistas são divididos em duas chaves e realizam três partidas para que sejam definidos os semifinalistas. Cada vitória, vale 20 pontos. Para chegar aos 150 pontos, o tenista tem que ganhar todos os jogos da fase classificatória, a semifinal e a final.
A partida desta quinta começou muito equilibrada, mas com os tenistas fazendo prevalecer o saque. Guga encontrou dificuldades apenas no sétimo game. Teve que salvar três break points. Schalken, que vinha confirmando seus serviços com facilidade, só foi ter problemas no décimo game. Foi o suficiente para o brasileiro se impor. Aproveitou o segundo dos break points que teve para fechar o set em 41min.
No segundo set, Guga levou um susto logo no primeiro game. Não conseguiu encaixar o primeiro serviço e viu seu saque ser quebrado pelo holandês. Schalken aproveitou a vantagem até o final definindo o set em apenas 29min. Durante todo o segundo set, o holandês errou apenas duas vezes o primeiro saque.
No set final, Schalken voltou a usar o saque como principal arma. Confirmou seus serviçoss com facilidade e, no sétimo game, conseguiu a quebra do serviço de Guga que decidiu a partida.