O diretor do Bayern de Munique, Uli Hoennes, anunciou em uma entrevista ao "Sueddeutsche Zeitung" da capital bávara, o fim da era do capitão Stefan Effenberg, que não terá seu contrato renovado ao da temporada.
Hoennes assegura que o clube sempre deixou claro que não renovaria o contrato de Effenberg se conseguisse contratar Sebastian Deisler, atualmente no Hertha Berlim, para a próxima temporada.
"Stefan sabe e sua mulher também. Sempre fomos honrados neste ponto. Dissemos a ele que se contratássemos Deisler não renovaríamos com ele", disse Hoennes.
Segundo Hoennes, a permanência de Effenberg no Bayern bloquearia o desenvolvimento de Deisler, de 21 anos, cuja contratação foi confirmada na semana passada e no qual o Bayern aposta o seu futuro.
Sobre Deisler, Hoennes diz que espera que em um ou dois anos ele desempenhe o papel que atualmente tem Effenberg no clube, e que "em 2006 conduza a Alemanha ao título mundial".
Durante a "era Effenberg", o Bayern conseguiu três títulos da Bundesliga, um da Taça da Alemanha e um da Liga dos Campeões.
Nesta temporada, Effenberg, de 33 anos, praticamente não jogou, mas se conta com sua volta para depois da pausa de inverno.
No entanto, alguns críticos, como o Paul Breitner, sustentam que os sucessos do Bayern nos últimos jogos mostram que o clube bávaro já "não necessita a Effenberg".