Buenos Aires - O Boca Juniors é o clube de futebol com o maior número de torcedores da Argentina e sua torcida supera amplamente a do River Plate, seu eterno rival, segundo uma pesquisa divulgada hoje, terça-feira, pelo jornal portenho "Página 12".
Embora em terceiro lugar estejam aqueles que não simpatizam com nenhuma equipe, o Independiente, o San Lorenzo e o Racing Club disputam, nessa ordem, os primeiros postos entre os "grandes" do futebol argentino.
A "Pesquisa Nacional sobre Clubes de Futebol e seus Torcedores" foi realizada pela consultoria Xis entre setembro e outubro com 3.560 pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, de todos os níveis sócio-econômicos.
Os torcedores do Boca representam 35,7 por cento dos consultados, os do River 28,1 por cento e os que não são torcedores de nenhum clube 10,4 por cento.
O Independiente tem 5,6 por cento dos torcedores são seguidos por San Lorenzo, com 4,4 por cento, Racing, com 3,9 por cento, e Rosário Central que, com 1,8 por cento, é a sexta equipe mais popular da Argentina.
Algumas particularidades da pesquisa são que a simpatia pelo River cresce levemente à medida que diminui a idade dos entrevistados e que este é o único clube grande com mais torcedores entre as mulheres que entre os homens.
gQuanto ao Boca, último campeão das taças Libertadores e Intercontinental, sua quantidade de torcedores cresce à medida que desce a camada social dos indagados.
gA simpatia por outros clubes se acentua nas províncias argentinas, onde contam com 15 por cento das menções, e a pesquisa também determina que as equipes de cidades como Rosário, Santa Fé ou La Plata são as preferidas em suas localidades de origem, inclusive com maior quantidade de torcedores que Boca e River.