Rio - O técnico Marco Aurélio Motta lamentou a derrota da Seleção feminina de vôlei na estréia da Copa dos Campeões. Desconcentrada, a equipe perdeu para as donas da casa por sets 3 a 0, com parciais de 26-24, 25-20 e 25-22.
“A preparação foi bem feita. O grupo estava animado, querendo jogar e sabendo exatamente o que fazer para chegar à vitória”, disse. “O Japão mereceu, jogou na frente o tempo todo. Nosso esquema saque/bloqueio/defesa/contra-ataque não funcionou.”
Para a atacante Érika, que começou a partida como titular, mas foi substituída nos três sets por Elisângela, a apresentação de hoje foi uma das piores desde que Marco Aurélio assumiu. “Ninguém jogou nada, erramos demais. Mas vamos esquecer este jogo e treinar para jogar melhor os outros. Numa competição como essa, não dá para bobear.”
No primeiro set, mesmo jogando mal, o Brasil conseguiu equilibrar a partida, mas quando teve a chance de fechar, dois erros de contra-ataque deram a vitória às japonesas. Animadas, as adversárias começaram melhor no segundo set e as brasileiras continuaram perdendo pontos por falta de atenção. O terceiro set foi o pior - Virna, de 1,84m, chegou a ser bloqueada pela levantadora do Japão, Takeshita, de 1,59m.
“Tivemos realmente uma atuação abaixo da crítica. Erramos muito, perdemos contra-ataques. Para jogar contra a melhor defesa do mundo é preciso paciência e nós não tivemos. Ficávamos irritadas quando a bola não caía. E tem mais: hoje em dia, jogar contra equipes asiáticas sem um bom saque é impossível”, avaliou a atacante, maior pontuadora do Brasil hoje, com 12 pontos.
Na madrugada de quarta-feira, a Seleção enfrenta a Rússia às 5h (de Brasília). A partida contra a Coréia será na madrugada de sexta, também às 5h (de Brasília), já em Fukuoka.