São Paulo - De acordo com uma fonte do mercado publicitário, uma eliminação do Brasil para a Copa do Mundo causaria um efeito dos mais desagradáveis no mercado brasileiro.
Em seis meses, a partir de janeiro, deixariam de ser investidos pelo menos R$ 1,2 bilhões, somando-se a propaganda em emissoras de rádio e TV, além de material promocional (cartazes, outdoors, brindes, camisas, pontos de venda e sor-teios). De acordo com outra fonte, a crise ainda tem contornos mais
graves: independente do resultado, há perdas previstas.
”O mercado publicitário sofrerá, independente do resultado brasileiro
nas Eliminatórias, um corte de aproximadamente R$ 1,7 bilhão” anuncia a fonte.
Se em novembro de 1997, quando o Brasil já estava classificado para a Copa da França por ter vencido a Copa dos Estados Unidos em 1994, o mercado publicitário já se agitava até mesmo em torno das agências de viagem, hoje o panorama é diferente. Há poucos pacotes sendo anunciados – no entanto, as agências já começaram, neste semestre, a trabalhar com a venda de vôos charters para levar a torcida brasileira ao Japão e à Coréia.
Segundo dados do Grupo de Mídia de São Paulo, organização que reúne os principais executivos do setor, a Copa de 1998 proporcionou em publicidade um movimento de aproximadamente R$ 650 milhões - fora investimentos das então emergentes companhias de telefonia móvel e fixa.
A agência L! Sportpress tentou ouvir representantes da Associação Brasileira de Propaganda sobre o assunto, mas nenhum membro da diretoria foi encontrado.