Buenos Aires - A partida entre Uruguai e Argentina pelas eliminatórias da Copa 2002 não será transmitida pela televisão aberta da Argentina, segundo fontes do Comitê Federal de Rádio e Televisão (Confer), apesar de existir uma lei que estabelece o contrário.
O jogo será transmitido ao vivo às 20h40 (21h40 de Brasília) pelo canal de TV a cabo PSN e uma hora e meia mais tarde pelo Canal 13 (TV aberta) a todo o país, apesar de o governo e de a Justiça intimarem as empresas proprietárias dos direitos a transmití-lo ao vivo por um canal aberto.
Na Argentina, cerca de 4,3 milhões de pessoas são assinantes da televisão a cabo.
Uma lei aprovada pelo Parlamento e promulgada pelo presidente argentino, Fernando de la Rúa, garante a transmissão ao vivo e gratuita das partidas da seleção, o qual ocorreu só em dois dos dezoito jogos disputados pela Argentina nas eliminatórias.
O porta-voz do Comfer, Gustavo López, disse em várias ocasiões que uma das empresas que possuem os direitos de televisão tem domicílio legal no exterior e não pode ser intimada a transmitir as partidas como o estabelecem as leis do país.
A companhia que detém os direitos é composta por duas empresas argentinas e uma terceira constituída no exterior, motivo pelo qual a partida que será jogada no estádio Centenário de Montevidéu só será transmitida ao vivo, na Argentina, pela televisão a cabo.