São Paulo – Gustavo Kuerten foi derrotado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, na madrugada desta quinta-feira, em Sydney, na Austrália, e agora viu suas chances de permanecer na liderança do ranking e de seguir vivo na Masters Cup bem reduzidas. O brasileiro caiu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/2. Esta foi a sétima partida que apanha nos últimos oito jogos.
Agora, para terminar o ano em primeiro, Guga tem que torcer para derrotas de Lleyton Hewitt e Andre Agassi. Já para avançar na Masters, o catarinense terá que torcer por uma vitória de Ivanisevic (Croácia) sobre Kafelnikov (Rússia) na manhã desta quinta e, depois, vencer o russo e ainda ver o croata despachar o tenista da Espanha.
Ferrero começou mais ligado no jogo e no primeiro set e, logo de cara, abriu 3 a 0, quebrando uma vez o saque do brasileiro. O troco só saiu no sétimo game, quando Guga passou a equilibrar a partida. Ele, poré, mostrou irregularidade no saque e salvou dois set points no 10º game antes de perder no tie-break por 7 a 3.
No segundo, Guga voltou a ser dominado e viu o espanhol quebrar o seu serviço no terceiro game. Depois, Ferrero só administrou e ainda bateu o serviço do catarinense no 7º game, fechando o jogo em 1 hora e 26 minutos.