São Paulo - Acabou o sofrimento. Finalmente a Seleção Brasileira garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de 2002. Depois de dar muito vexame durante as Eliminatórias, o Brasil só conseguiu carimbar seu passaporte para o Mundial da Coréia do Sul e do Japão na última rodada.
Foi de arrebentar o coração, mas conseguimos. Nossa seleção continua sendo a única a participar de todas as Copas do Mundo. Mas não precisava ter sido tão sofrido.
Foram 18 jogos, nove vitórias, três empates e o exagero de seis derrotas. Antes delas, o Brasil só tinha perdido uma única vez, para a Bolívia, em 93, em quase 70 anos de história das Eliminatórias.
No jogo da noite desta quarta-feira, contra a Venezuela e São Luís, Felipão deixou a retranca de lado. Escalou apenas um volante e jogou com Edílson e Luizão no ataque.
O atacante corintiano, no dia de seu aniversário, saiu de campo como o herói da classificação. Luizão foi o melhor em campo e marcou dois gols na vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela. Rivaldo marcou o outro gol brasileiro.
Uruguai vai disputar a repescagem
Em Buenos Aires, o Uruguai empatou com a Argentina em 1 a 1 e terminou em quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, garantindo o direito de disputar uma vaga na Copa do Mundo na repescagem contra a Austrália.
Colômbia fica fora do Mundial
Em Assunção, a Colômbia goleou o Paraguai por 4 a 0, mas não poderá participar de sua quarta Copa do Mundo consecutiva. A seleção colombiana fez o mesmo número de pontos que o Uruguai, mas um gol de diferença no saldo de gols deu a vaga na repescagem aos uruguaios.
Mais quatro europeus se garantem na Copa de 2002
Pelas Eliminatórias européias, quatro seleções garantiram na tarde desta quarta-feira um lugar na Copa do Mundo de 2002. A Alemanha goleou a Ucrânia por 4 a 1 e carimbou o passaporte.
Em Bucareste, a Eslovênia arrancou um empate de 1 a 1 contra a Romênia e disputará pela primeira vez um Mundial.
Já a Turquia assegurou sua vaga ao golear a Áustria por 5 a 0. Em Praga, a Bélgica venceu a República Tcheca por 1 a 0 e também vai à Copa.
Irlanda pode até perder para o Irã
Nesta quinta-feira, mais um classificado será definido. Em Teerã, a Irlanda pode até perder por um gol de diferença para o Irã, que mesmo assim garante vaga na Copa do Mundo, já que na semana passada venceu a equipe asiática por 2 a 0 em Dublin.
Brasileirão terá 14 jogos nesta quinta-feira
Em São Januário, o Vasco recebe o Grêmio, a Portuguesa enfrenta o Cruzeiro no Canindé, o Botafogo joga em Brasília contra o Corinthians, no Morumbi o São Paulo pega o desesperado Flamengo, no Mineirão o Atlético Mineiro enfrenta o decadente Palmeiras, o Fluminense vai a Curitiba enfrentar o Paraná, no Beira-Rio o Inter recebe o Santos, no Arruda o Santa Cruz vai jogar contra o América Mineiro, na Fonte Nova jogam Bahia e Gama, em Campinas a Ponte Preta pega o Juventude, em Ribeirão Preto o Botinha joga sua últimas esperanças de ficar na primeira divisão contra o Vitória, no Serra Dourada, o Goiás enfrenta o Coritiba e no Anacleto Campanella o São Caetano joga contra o Guarani.
Guga perde de novo e corre risco cair do trono
O brasileiro Gustavo Kuerten foi derrotado na madrugada desta quinta-feira e está fora do Master Cup. Guga perdeu para o espanhol Juan Carlos Ferrero por 7/6 e 6/2 e deve perder o primeiro lugar na Corrida dos Campeões para Lleyton Hewitt. Para tomar o primeiro lugar no ranking do brasileiro, o australiano precisa de apenas mais uma vitória no torneio.
Nos outros jogos disputados hoje, o russo Yevgueni Kafelnikov garantiu a classificação para as semifinais ao derrotar o croata Goran Ivanisevic por 6/3 e 6/4 e o francês Sebastien Grosjean derrotou o americano Andre Agassi por 6/3 e 6/4.
Bernoldi e Kanaan falam de seus planos para 2002
As 500 milhas da Granja Viana disputadas neste final de semana reuniu alguns dos principais nomes do automobilismo brasileiro. A reportagem do Terra Esportes TV esteve lá e conversou com alguns deles. O piloto Enrique Bernoldi, que em 2001 disputou sua primeira temporada na Fórmula 1, está otimista e acredita que o próximo ano será muito melhor. O principal motivo que tem animado o brasileiro é o fato de que a Cosworth será a fornecedora de motores de sua equipe, a Arrows, no lugar da Asiatech.
Na Fórmula Indy, Tony Kanaan também não teve uma boa temporada em 2001. Ele ficou em nono lugar no campeonato, não conseguiu vencer nenhuma prova e, para piorar, seu companheiro de equipe, o italiano Alessandro Zanardi, sofreu um grande acidente que lhe deixou sem as duas pernas.
Apesar disso, Tony Kanaan acredita que sua equipe, a Mo Nunn Racing, evoluiu bastante durante a temporada, fato que o faz acreditar até na conquista do título.