Rio - A equipe brasileira que vai disputar a Ekiden Internacional de chiba, tradicional competição de maratona em revezamento, viaja neste domingo para o Japão. A competição está marcada para o dia 23 deste mês. A equipe terá Valdenor Pereira dos Santos, Celso Ficagna, Marilson Gomes dos Santos, Rômulo Wagner da Silva, Israel dos Anjos e Manoel de Jesus Teixeira.
O treinador será Carlos Alberto Cavalheiro, do Conselho Técnico da CBAt, e o chefe da equipe será Claudionor Miranda de Farias, presidente da Federação de Atletismo do Tocantins.
Valdenor é um dos principais fundistas brasileiros. No currículo, guarda títulos dos 5.000 e 10.000m rasos no Troféu Brasil, dos 12 km na Copa Brasil de Cross Country. Foi o quinto colocado no Mundial de Meia Maratona de 1993 em Bruxelas, Bélgica, e vice-campeão da São Silvestre, em 1989.
Marilson conquistou o bicampeonato da meia maratona na Universíade, em Catânia, Itália, em 1997, e em Palma de Mallorca, Espanha, em 1999. Celson Ficagna é o atual campeão dos 3.000m com obstáculos no Troféu Brasil.
Já Rômulo, Israel e Manoel de Jesus já vestiram várias vezes a camisa da Seleção Brasileira em diferentes competições. "São todos corredores experientes", disse Martinho dos Santos, secretário-geral da CBAt. "A equipe pode conseguir um bom resultado no Japão", afirmou.
As provas Ekiden, ou maratona em revezamento, consistem na disputa de 42,195 km (distância da maratona) em etapas. As disputas surgiram no extremo oriente (Coréia, China e Japão, principalmente) e hoje são populares em outros continentes, mesmo na Europa. A Seleção Brasileira masculina foi vice-campeã no Mundial de Copenhague, Dinamarca, em 1996, e medalha de bronze no Mundial de Manaus (AM), em 1998.