São Paulo – Com mais uma atuação decisiva do atacante Luiz Cláudio, o Internacional derrotou o Santos, por 3 a 0, nesta quinta-feira, no estádio da Beira-Rio, em Porto Alegre, e conservou sua posição no G-8, o grupo das oito equipes que estariam classificadas para a próxima fase. Já os santistas praticamente deram adeus às chances de classificação no Brasileirão-2001.
O técnico Carlos Alberto Parreira manteve a base da equipe que derrotou o Fluminense, por 1 a 0, no último sábado, no Maracanã. Mas, dessa vez, colocou o time mais à frente. Foi o suficiente para o Colorado pressionar o time paulista e chegar ao gol aos 22min. Luiz Cláudio, que havia garantido a vitória sobre os cariocas, fez bela jogada individual e assinalou.
A partir daí, os donos da casa recuaram. Porém, acabaram contando com a sorte. Marcelinho Carioca, responsável pela criação das principais jogadas santistas, sentiu uma contusão muscular e teve que deixar o campo ainda no primeiro tempo.
Sem seu principal jogador, substituído para Paulo Almeida, o Santos bem que tentou pressionar, mas pouco conseguiu.
No segundo tempo, o Inter tratou de administrar a vantagem. Só teve sua frente ameaçada aos 15min quando Elano recebeu lançamento livre, dentro da área, mas chutou em cima do goleiro João Gabriel.
Parreira tratou de tirar Luiz Cláudio e colocou Diogo Rincón para reforçar o meio-campo. A alteração acabou dando resultado. Aos 28min, Diogo avançou pela direita e foi derrubado dentro da área por Pereira.
Assinalado o pênalti, os santistas reclamaram muito. O goleiro Fábio Costa, um dos que mais reclamou, acabou sendo expulso. Aos 34min, Carlinhos converteu a cobrança e definiu a partida. O Santos se desesperou e, aos 46min, Jackson completou a goleada depois de contra ataque.