Paris - O atleta francês Christophe Cheval ingeriu nandrolona junto com complementos alimentícios que não indicavam a presença do composto, o que justifica o resultado positivo dos testes realizados durante o Campeonato do Mundo de Edmonton (Canadá), informou nesta sexta-feira, a Federação Francesa de Atletismo (FFA).
O atleta solicitou pela internet compostos alimentícios, similares aos que costumava adquirir na farmácia mas com menor preço, e que em suas indicações não mostravam a presença de nandrolona.
A análise realizada por um laboratório francês sobre os compostos revelou que continham a substância, segundo informou o vice-presidente da FFA, Michel Marle, responsável da luta contra o doping.
"Isto não absolve Cheval, que fez uma bobagem. No entanto, nos anima a iniciar uma ação entre nossos advogados e os dele para que esse tipo de prática acabe. É preciso encontrar os responsáveis", afirmou Marle.
O atleta, que já denunciou na Justiça a empresa que lhe vendeu o composto alimentício pela internet, foi suspenso por dois anos pela FFA.
Marle afirmou que a FFA ajudará Cheval a defender seu caso na Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para que possa participar do Campeonato do Mundo de 2003.