Rio - O Grêmio estava invicto no estádio Olímpico há 35 jogos. Os 11 meses sem derrotas em casa acabaram neste domingo à tarde, justamente para o algoz de quase um ano atrás. O São Caetano venceu por 2 a 1 e agora, com 53 pontos, precisa de apenas um ponto em dois jogos para terminar a primeira fase do Campeonato Brasileiro na liderança. O time gaúcho permanece com 44.
A forte marcação equipe de Jair Picerni surpreendeu o Grêmio, que não conseguiu armar uma jogada de perigo contra o gol de Silvio Luiz no primeiro tempo. A única chance do time da casa aconteceu aos 45 minutos, em uma cabeçada de Polga que não serviu nem para animar os torcedores.
Neste momento o Azulão já vencia por 2 a 0. Serginho abriu o placar aos 3 minutos, se antecipando a Marinho e tocando de cabeça após uma cobrança de escanteio. Aos 31 minutos, Simão lançou Anaílson em posição legal, o atacante invadiu a área e, com categoria, tocou no canto direito de Danrlei. “Eles estão marcando muito. A bola não está chegando lá na frente”, reclamava o atacante gremista Rodrigo Fabri ao final do primeiro tempo.
Com Fábio Baiano no lugar de Fábio de Los Santos, o Grêmio começou o segundo tempo pressionando o São Caetano. Mas a pressão não permaneceu muito tempo e o Azulão levava mais perigo nos contra-ataques. Sandro Gaúcho perdeu dois gols frente a frente com Danrlei, um chutando para fora e o outro defendido pelo goleiro.
Nem mesmo o gol de Cláudio, aos 19 minutos, conseguiu reacender o time gaúcho. Na jogada do gol, o atacante gremista puxou o zagueiro Dininho, o árbitro Antônio Pereira da Silva não marcou e Cláudio chutou cruzado no canto direito de Silvio Luiz.