São Paulo – O Flamengo estreou novo técnico e voltou a vencer neste domingo no Brasileirão. Há duas rodadas do fim da primeira fase, 12 times ainda brigam por seis vagas. Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e São Paulo estão bem próximos da classificação. Bahia, Ponte e Inter fazem a luta mais acirrada. Goiás, Palmeiras, Santos, Vitória e Palmeiras têm chances apenas remotas. Confira o que cada equipe precisa para chegar à próxima fase. O Sport está rebaixado.
O líder São Caetano manteve a fama de bicho papão e derrotou o Grêmio por 2 a 1, no Olímpico, em Porto Alegre. A equipe gaúcha não perdia em casa há 35 jogos. Com o resultado, o time do ABC paulista chegou aos 53 pontos na tabela de classificação e abriu seis de vantagem em relação ao vice-líder Atlético-PR, que foi derrotado pelo Gama por 4 a 1, em Brasília.
O resultado manteve o Grêmio, com 44 pontos. O time de Porto Alegre está atrás agora do Fluminense, que empatou por 0 a 0 com a Portuguesa, no Maracanã. O Atlético-MG também ficou no empate com o já eliminado Corinthians por 2 a 2, é o terceiro com 46 pontos, e só precisa de mais um ponto para se classificar.
O São Paulo também está numa boa situação depois de dar um passeio no Cruzeiro, em Belo Horizonte, e vencer por 4 a 1. A equipe do técnico Nelsinho Baptista está com 43 pontos, ocupa a sexta posição e precisa de uma vitória e um empate para se classificar.
A rodada ajudou ainda Bahia e Ponte. As duas equipes somam 41 pontos, dividem a sétima posição, e são as últimas que dependem apenas de si para ir à próxima fase. O Bahia derrotou o América-MG, em Belo Horizonte, por 2 a 1. Já a Ponte virou em cima do Santos (2 a 1) com gol no último minuto, na Vila Belmiro. O meia santista Marcelinho foi chamado de pipoqueiro ao deixar o jogo no intervalo com uma suposta contusão muscular.
O Fla estreou o técnico Carlos Alberto Torres em substituição a Zagallo, fugiu da zona de rebaixamento e complicou a vida do Inter ao vencer a partida disputada em Juiz de Fora por 1 a 0. Os cariocas somam agora 26 pontos e estão na 23ª posição ao lado do Juventude. O time do técnico Parreira soma agora 40 pontos e precisa torcer por tropeços dos primeiros colocados para seguir vivo.
O Goiás perdeu do Vitória, em Goiânia, se manteve com 36 pontos, e agora tem que vencer seus dois próximo jogos e ainda torcer contra Bahia, Ponte e Inter. O resultado colocou o Vitória com chances remotas.
Com dois de Romário, o Vasco impôs a sétima derrota consecutiva ao Palmeiras (3 a 1). O Baixinho voltou a ser um dos artilheiros da competição ao lado de Washington, da Ponte. As duas equipes ainda sonham. O Palmeiras tem que ganhar todas, torcer para a Ponte ou Bahia só perderem e para o Inter no máximo empatar um dos jogos. O Vasco fica na torcida para Ponte, Inter e Palmeiras perderem todas. O Santos e o Vitória vivem situação semelhante a do time carioca.
Na briga para escapar do rebaixamento, o Botafogo respirou ao ganhar do Juventude por 3 a 1 e pular à 21ª posição. O Santa Cruz se complicou ao perder do Coritiba por 1 a 0 e cair para penúltimo. O Botafogo-SP também se deu bem e rebaixou o Sport depois de vencer a partida entre as duas equipes por 2 a 1.
No primeiro amistoso da competição, onde nenhuma das equipes corria risco de cair ou tinha chance de classificação, o Guarani fez 1 a 0 no Paraná.