Madri - O Real Madrid enfrenta neste fim de semana o Rayo Vallecano em clássico da capital espanhola com a obrigação de vencer para não se despedir da luta pelo título antes da metade da temporada.
Já o Deportivo La Coruña enfrenta fora de casa o Mallorca tendo que conquistar os três pontos para manter a liderança apesar do cerco do Barcelona.
O jogo entre o Real Madrid e o Rayo Vallecano é fundamental para os dois times. O Rayo é o lanterna do campeonato e precisa desesperadamente de pontos. O Real quer mostrar no campeonato espanhol o mesmo desempenho que tem na Liga dos Campeões da Europa.
O Real começou esta semana a segunda fase da competição européia com o pé direito, ao vencer o Sparta em Praga por 3-2. Agora, o desafio é ganhar o clássico, que será disputado no estádio Vallecas, do Rayo.
O técnico do time local, Gregorio Manzano, disse que pretende que seus comandados joguem de forma simples para continuar com a seqüência de vitórias em casa.
O Deportivo La Coruña lidera o campeonato espanhol, mas perdeu as duas últimas partidas fora de casa. O time vai colocar sua liderança em jogo em Mallorca.
Esta semana, o La Coruña venceu o Arsenal por 2-0 pela Liga dos Campeões, competição na que avança com o passo firme. No entanto, no campeonato espanhol, a equipe, conhecida como "Depor", tem alternado grandes atuações com tropeços.
Se for derrotado de novo, o La Coruña pode perder a liderança do campeonato. Para piorar a situação, o time não vai contar com os artilheiros Tristán e Makaay, contundidos.
O Alavés, que está em segundo lugar, vai visitar o Villarreal com a intenção de não perder a posição.
O técnico Mané, do Alavés, pode apresentar mudanças na defesa contra uma equipe irregular como a do Villareal, equipe que tem altos e baixos mas que está em situação tranqüila na classificação.
O Barcelona está cheio de confiança depois de ter derrotado o Liverpool por 3-1 na Inglaterra pela Liga dos Campeões. Mas o time não terá Luis Enrique, machucado, no jogo contra o Athletic de Bilbao. O time de Rivaldo tentará conquistar sua oitava vitória consecutiva em casa, o estádio Camp Nou.
Mas o Athletic só perdeu uma vez fora de casa e venceu em sua visita ao La Coruña neste campeonato, o que põe em alerta o time catalão.
O Real Sociedad e o Valência, o "rei do empate", também se enfrentam. O Valência não está mal na tabela, mas se encontra em polvorosa por causa da discussão entre o técnico Rafa Benítez e o argentino Kily González, uma das estrelas do time.
A equipe do Real Sociedad está na zona de rebaixamento e precisa somar pontos.
O Betis, que atualmente ocupa a quinta posição, vai jogar fora de casa contra o Osasuna e sonha com uma vitória para melhorar ainda mais sua colocação.
O Celta, que está há cinco rodadas sem ganhar, não vai contar com Mostovoi no jogo contra o Espanyol.
Os dirigentes do Celta pediram o apoio da torcida, que está decepcionada com os jogadores do time.
Sevilha recebe o Valladolid. Ambos estão no meio da tabela, mas o Valladolid só perdeu dois jogos fora de casa nesta temporada: contra o La Coruña e o Barcelona.
O temporal nas Ilhas Canárias prejudicou a preparação do Tenerife, equipe que poderá sair da zona de rebaixamento se ganhar em casa do Málaga.
O Málaga jogará sem Darío Silva, que está servindo o Uruguai na disputa da repescagem para a Copa 2002, contra a Austrália.
A rodada termina com Zaragoza-Las Palmas.