Paris - Os torcedores franceses poderão acompanhar sua seleção defendendo o título mundial pela televisão aberta e por assinatura. O grupo TF1 de televisão informou no domingo ter adquirido os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Japão e Coréia para a França.
Segundo declaração da TF1, o acordo com a alemã Kirch Media, que está negociando os direitos de transmissão do maior evento do futebol mundial, permitiria também a transmissão de 24 partidas da Copa de 2006, na Alemanha, incluindo semifinais e final.
O valor do contrato seria de 168 milhões de euros (147,6 milhões de dólares).
Um acordo parecido ocorreu entre a Kirch e a britânica BBC, além da rede independente ITV, permitindo aos telespectadores britânicos acompanharem a Copa pela televisão aberta.
A Kirch Media, principal divisão do grupo privado Kirch Group, concordou em pagar cerca de 3,4 bilhões de francos suíços à FIFA pelos direitos sobre as Copas de 2002 e 2006.
A TF1 informou também que há uma cláusula que lhe garante a opção de comprar, até o final de 2003, os direitos de transmissão para a França de todos os jogos da Copa de 2006.
A vitória francesa na Copa de 1998 levantou o orgulho nacional e transformou os torcedores franceses em verdadeiros fanáticos pelo futebol.
O campeonato do ano que vem está sendo organizado conjuntamente por Coréia do Sul e Japão e será disputado entre 31 de maio e 30 de junho.