Rio - A "Bancada da Bola", composta por parlamentares ligados a clubes e entidades, que impediu a aprovação do relatório da CPI da Câmara, que investigou irregularidades no futebol brasileiro, não deverá ter o mesmo sucesso na CPI do Senado, instalada com o mesmo objetivo. O relatório desta Comissão, que será votado na próxima semana, tem tudo para ser aprovado.
Os senadores da Bancada Pró-CPI, ligados ao presidente da Comissão, senador Álvaro Dias (PDT-PR), e ao relator, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), já têm garantidos sete dos 13 votos. “Já temos os votos necessários para a aprovação do relatório”, afirmou o senador Álvaro Dias.
Apesar de Álvaro Dias não confirmar, votarão para que o relatório seja aprovado os seguintes parlamentares: Geraldo Althoff (PFL-SC), Bernardo Cabral (PFL-AM), Lindberg Cury (PFL-DF), Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Geraldo Cândido (PT-RJ) e Sebastião Rocha (PDT-AP). Com esses seis votos, o máximo que a "Bancada da Bola" poderá conseguir é empatar a votação. Nesse caso, o desempate ficará a cargo de Álvaro Dias, que aprovará o relatório.
Além desses, existe ainda a possibilidade do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) e do outro representante do PFL votarem pela aprovação do relatório. Mas esses votos nem são contados pela bancada que quer ver o relatório aprovado.
A entrega do relatório final, que foi para a gráfica nesta quarta-feira, não acontecerá mais na sexta-feira. Álvaro Dias só vai receber o relatório na próxima terça-feira e terá que dar vistas a ele. Caso não exista nenhum anexo ou pedido de análise de relatório, a votação acontecerá na terça-feira mesmo. Do contrário, fica adiada para quarta-feira ou quinta-feira. Na reunião realizada na manhã desta terça-feira ficou definido o cronograma acima descrito.
O fato do relatório já ter ido para a gráfica não impedirá que um outro assunto seja incluído no relatório. Isso porque, se a maioria dos senadores entender que deve, um novo tema poderá ser incluído num anexo. Isso evita que a "Bancada da Bola" tente tirar a legitimidade do relatório caso algum tema tenha sido esquecido no mesmo.