CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A caminhada de Alfredo Nunes do Piauí à Presidência da CBF
Quarta-feira, 21 Novembro de 2001, 00h50

São Paulo – Regeneração foi a base para o início da vida política e, por conseqüência, da ligação de Alfredo Nunes com o futebol. Uma trajetória sempre cercada por polêmicas e ações judiciais.

A história começa no início dos anos 50, quando conseguiu seu único mandato para vereador. Assim como aconteceu recentemente, na prefeitura, pediu licença um ano depois e elegeu-se Deputado Estadual, função que exerceu por 18 anos. Em 1969, foi cassado pelo regime militar.

Alfredo Nunes exibe certo orgulho ao falar da cassação e diz que estava ao lado do povo. Um relatório do SNI, de fato, fala em subversão. Mas cita também corrupção como causa do seu afastamento. O mesmo relatório acusa Alfredo Nunes de irregularidades em uma das campanhas do pai, Gonçalo Nunes, à prefeitura.

Fora da política, ganhou destaque no meio esportivo. Presidiu a Federação Piauiense de Futebol e foi diretor do Piauí Esporte Clube. Numa eleição do clube, segundo o mesmo relatório, voltou a ser acusado de irregularidades por opositores. Alfredo foi, ainda, aliado de João Havelange na CBD.

”Ele ficou muitos anos afastado da cidade. Vinha pouco aqui” diz o vereador Eduardo Carvalho.

De volta à política, atuou como chefe de Gabinete do então Ministro da Educação Hugo Napoleão, no Governo José Sarney. Foi secretário do MEC e, anos depois, passou a trabalhar na CBF. Foi diretor-técnico e, recentemente, era vice-presidente do Nordeste. É visto como homem de confiança do presidente Ricardo Teixeira. Tanto que, de acordo com o estatuto, Alfredo deveria ser o terceiro dos vices a assumir em caso de impossibilidade de Ricardo.

”Ele sempre viveu sob o guarda-chuva dos poderosos. Arrumou um motivo para deixar a prefeitura. Virou presidente interino da CBF porque é homem de confiança, encobre os ilícitos” diz Xavier Neto.

Por influência de Alfredo, a CBF ajudou com R$ 100 mil a campanha de Hugo Napoleão ao Governo do Piauí, como mostra a prestação de contas entregue ao TRE.

L! Sportpress

 

 VEJA AINDA
CBF
Influência da família Nunes está em toda a parte da cidade
As diferentes vidas na cidade dos Nunes
Presidente Interino da CBF tem problemas regionais
Felipão vai ser homenageado pela Assembléia do RS
Veja lista completa
CPIs do Futebol
Influência da família Nunes está em toda a parte da cidade
As diferentes vidas na cidade dos Nunes
Presidente Interino da CBF tem problemas regionais
Presidente do Fla evita falar sobre visita de senador
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade