Rio - O Tribunal Desportivo da Federação Colombiana de Futebol (FCF) decidiu abrir um inquérito disciplinar para investigar o envolvimento do presidente da entidade, Alvaro Fina, com um suposto esquema de corrupção envolvendo o dinheiro arrecadado com a disputa da Copa América deste ano, realizada no país.
Fina terá que comparecer ao Tribunal na próxima semana para responder algumas perguntas. No inquérito pesam contra ele várias acusações, sendo que a pior se refere a assinatura do contrato com a empresa Copa LLC, de capital colombiano, que adquiriu com exclusividade os direitos de exploração comercial da Copa América.
Outra acusação que recai sobre Fina se refere a irregularidades cometidas na distribuição dos ingressos dados pela Fifa a FCF por ocasião da disputa da Copa do Mundo de 1998, realizada na França.
A investigação a Fina faz parte de um projeto do presidente da Colômbia, Andreas Pastrana, de investigar o futebol no país. A proposta do político revoltou os dirigentes dos principais clubes de futebol do país.