Rio - O australiano Patrick Rafter reanimou os torcedores australianos. Ele derrotou o francês Sebastien Grosjean por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6(8/6) e 7/5, e empatou a final da Copa Davis. Na primeira partida do dia, Nicolas Escude surpreendeu Lleyton Hewitt, número um do Mundo, por 3 sets a 2.
O duelo duplas será disputado nesta sexta-feira entre os australianos Todd Woodbridge e Wayne Arthurs e os franceses Cedric Pioline e Fabrice Santoro. No sábado, Rafter pega Escude e Hewitt, Grosjean. O confronto está sendo disputado na Rod Laver Arena, em Melbourne.
Logo no início, Grosjean teve quatro break points. Rafter, porém, se recuperou e confirmou seu serviço. O castigo para o francês veio no sexto game. Rafter aproveitou a primeira de suas três chances e quebrou o saque do adversário, fazendo 4 a 2. O australiano manteve a vantagem até o fim e fechou o set em 6 a 3, em 30 minutos.
Rafter não conseguiu manter o ritmo no início do segundo set. Com isso, Grosjean conquistou uma quebra logo no quarto game. No entanto, o francês não resistiu à pressão e acabou quebrado pelo adversário quando sacava para fechar a parcial em 6 a 3.
A decisão ficou então para o tié-break. O francês conseguiu um mini break logo no primeiro saque de Rafter e abriu 2 a 0. Ele teve três set points, sendo um em seu próprio serviço, mas novamente sentiu a pressão e Rafter empatou por 6 a 6.
Com uma dupla falta, Grosjean deu ao adversário a chance de fechar o desempate. O australiano não desperdiçou. Ele fez 8 a 6 no desempate para fechar a parcial por 7 a 6, em 52 minutos, e conseguir a vantagem de 2 a 0.
O terceiro set foi bastante equilibrado. Os dois tenistas mantiveram seus serviços até o 11º game. Grosjean então voltou a mostrar nervosismo na hora da decisão. Rafter aproveitou e quebrou o saque do adversário, fechando a parcial em 7 a 5 em 40 minutos e vencendo por 3 a 0.