São Paulo - O sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2002 neste sábado de manhã será como uma partida decisiva para o Brasil. A combinação dos adversários na primeira fase pode ser uma tragédia ou uma alegria para o time de Luiz Felipe Scolari e decretar o futuro da seleção na Copa.
O Brasil é cabeça-de-chave ao lado de França, Coréia do Sul, Japão, Argentina, Itália, Alemanha e Espanha.
Pelo menos uma equipe européia cairá no grupo brasileiro. Podem ser Bélgica, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal, Rússia, Eslovênia, Suécia ou Turquia.
De acordo com regulamento da Fifa, apenas dois times europeus podem ficar no mesmo grupo. Assim, na pior das hipóteses, a seleção pode enfrentar logo na primeira fase Inglaterra e Portugal, time mais temido por Felipão.
Na terceira urna do sorteio estarão Equador, Paraguai, Uruguai, China, Arábia Saudita, mais os três que sobrarem do grupo europeu. A quarta urna é formada por Camarões, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tunísia, Costa Rica, México e Estados Unidos.
O desespero da torcida brasileira pode ser completo se uma equipe africana ou então o México, que venceu as duas últimas partidas contra o Brasil, cair no mesmo grupo.
Os times africanos foram responsáveis pelas eliminações do Brasil nas Olimpíadas de 1996 e 2000. Em Atlanta, foi a Nigéria que acabou com o sonho da primeira medalha olímpica, e em Sydney, o algoz foi Camarões.
Por outro lado, o grupo do sonho brasileiro poderia ser formado, por exemplo, por Eslovênia, China e Tunísia, equipes sem tradição no futebol.
Na primeira fase, os quatro integrantes de cada grupo jogarão entre si e apenas os dois primeiros passam para as oitavas-de-final.
Resta aos torcedores, então, fazer figa no sábado para que o Brasil saia vitorioso desta ``partida''. É o que aponta o técnico Mario Zagallo.
``Sorteio é sorte, não dá para fazer prognóstico. Você pode cair com equipes fracas ou fortes, é a bolinha que vai indicar'', afirmou o treinador do Brasil na última Copa. ``Mas o que decide é dentro de campo'', completou, repetindo um dos jargões mais conhecidos do futebol.