Pusan (Coréia do Sul) - Pelé afirmou que é contra a decisão da Fifa de acabar com o direito dos campeões mundiais garantirem vaga automática para a próxima Copa do Mundo.
``Foi uma grande surpresa'', disse Pelé em entrevista à imprensa pouco antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2002. ``Talvez o campeão do mundo deva ter a chance de escolher se quer se classificar automaticamente ou se quer participar das eliminatórias'', ele disse.
``Era como um presente, ou um privilégio para o campeão mundial, e acho que eles deveriam ter a chance de escolher'', completou.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse na sexta-feira que o campeão da próxima Copa não vai se classificar automaticamente para o Mundial de 2006, quebrando uma tradição que existe desde a primeira Copa do Mundo, em 1930.
Questionado sobre os problemas que o Brasil teve para se classificar, Pelé reclamou da falta de preparação.
``O único problema é que não havia tempo para treinar para os jogos. Todos sabem que o Brasil tem os melhores jogadores do mundo'', ele disse. ``Mas agora teremos sete meses para treinar e, sem dúvida, o Brasil ainda pode chegar à final''.
Pelé ainda lembrou que os times deverão tomar cuidado com a Inglaterra e Portugal, e falou que Michael Owen e David Beckham merecem uma atenção especial.
``Acho que a Inglaterra e Portugal estão em uma ótima forma. Veja a Inglaterra, que costumava ter um jogo bastante duro. Eles melhoraram bastante e agora têm um futebol realmente bom'', disse Pelé.
Entretanto, a atual campeã mundial França ainda é a favorita, de acordo com Pelé.
``É claro, não se pode esquecer a França. Ela ainda é a melhor equipe na Europa para mim e (Zinedine) Zidane ainda é o melhor jogador do mundo''.