Busan (Coréia do Sul) - Os treinadores e os assessores das 32 equipes que vão disputar a Copa do Mundo deixaram os holofotes de lado no domingo e se trancaram em quartos de hotel para discutir o planejamento para os próximos seis meses, após o sorteio de sábado que definiu a sede e os grupos de todas as seleções.
O Brasil, que vai enfrentar na primeira fase a China em Sogwipo, a Turquia em Ulsan e a Costa Rica em Suwon, ainda não definiu aonde vai treinar na Coréia do Sul, e está procurando por locais tanto em Suwon quanto em Sogwipo.
``Nós vamos passar os próximos três ou quatro dias olhando todos os lovais disponíveis e vamos tomar uma decisão em seguida'', disse o técnico Luiz Felipe Scolari à Reuters. ``É uma decisão importante e muitos fatores têm que ser considerados, já que o local será nossa casa por duas semanas ou mais''.
A China, que joga suas três partidas em Kwangju, Sogwipo e Seul, também está procurando um local para treinos.
``É importante encontrar um local onde você se sinta bem'', disse o técnico veterano de quatro Copas do Mundo, Bora Milutinovic. ``Nós sabíamos que ficaríamos na Coréia e vamos confirmar nossa base em breve, mas no momento não sei aonde será''.
Portugal, que vai jogar no mesmo grupo de Polônia, Estados Unidos e dos donos da casa, também está na briga por um local de treinamento na Coréia. ``Será, quase com certeza, próximo a Seul, mas não está sendo fácil achar o local ideal'', explicou o porta-voz da Federação Portuguesa, José Carlos Freitas.
``Nós já visitamos mais de 20 locais no Coréia e vamos ver outros nos próximos dias. Provavelmente nós vamos montar um centro de treinamentos pré-Copa em outro local da Ásia e vamos marcar um amistoso pouco antes da estréia. Nós iríamos jogar contra a Coréia do Sul no dia 27 de março mas o jogo foi cancelado''.
Os portugueses querem um centro de treinamentos que tenha três pontos considerados fundamentais: ter um excelente campo de futebol, ficar a menos de 30 minutos do hotel e próximo a um aeroporto.
David Davies, diretor-executivo da Federação Inglesa de Futebol, disse que a equipe deve ficar baseada na ilha de Awaji, no sul do Japão, perto de Kobe.
A Inglaterra, que caiu no grupo considerado o mais difícil da primeira fase, ao lado da Argentina, Nigéria e Suécia, deve montar um centro de treinamento pré-Copa na costa leste da Austrália, que fica no mesmo fuso horário que o Japão.