Rio - A votação do relatório final da CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro, está marcada para esta quinta-feira. Mas se realmente vai acontecer é uma incógnita. O relatório final, que começou a ser lido nesta terça-feira, terá que ser avaliado pelos membros da Comissão, que poderão apresentar vistas.
Apesar disso o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (PDT-PR), assegurou que a votação sai na quinta-feira, pois só vai dar 48 horas para que os senadores estudem o relatório, que tem 1.600 páginas.
Mas pelo menos, dessa vez, o regimento do Senado favorece a "Bancada da Bola", ligada a clubes e entidades, e que pretende adiar ao máximo a votação do relatório. Pelo regimento, após a leitura do relatório os senadores têm cinco dias para analisar o documento e apresentar vistas.
Com isso a votação poderá acontecer somente na próxima semana. Na CPI da Câmara, que foi instalada com o mesmo objetivo, o fato se repetiu e a "Bancada da Bola" também foi favorecida. O relatório foi apresentado no dia 6 de junho e votado apenas no dia 13.