Rio - A Penske, equipe dos brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castroneves, anunciou nesta quinta-feira que vai disputar a temporada do ano que vem pela IRL (Indy Racing League), confirmando as especulações de que iria mesmo largar a F-Indy. Ferran foi bicampeão mundial da categoria neste ano.
Roger Penske, o dono da equipe, já havia dito que estava esperando uma resposta do principal patrocinador da escuderia, a Marlboro, para fazer o anúncio oficial.
A decisão da Penske agrava mais ainda uma crise que está se instalando na F-Indy. Sem transmissão ao vivo em TV aberta para os EUA, a categoria está perdendo cada vez mais seus principais patrocinadores, que ameaçam o tempo todo mudar para a rival IRL, que atravessa um momento completamente oposto.
A Indy Racing League, quem tem muita visibilidade na América, tem sua temporada inteira transmitida ao vivo pela TV aberta e conta como seu principal trunfo hospedar a corrida de automobilismo mais famosa do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis, vencida este ano por Castroneves, em um carro que a Penske preparou especialmente para a prova.