Colorado Springs (EUA) - O americano Jeff Laynes, ex-atleta que dedicava-se atualmente ao bobsleigh (descida em trenó), foi suspenso por dois anos pela agência antidoping americana, depois que seu exame deu positivo por estanozolol, um esteróide anabolizante proibido.
Laynes, de 31 anos, obteve resultado positivo em um teste depois de um campeonato de atletismo realizado na Espanha, em 14 de julho. Posteriormente, a agência antidoping ratificou o resultado do primeiro teste em um exame antidoping realizado em Calgary (Canadá), em 26 de agosto, e em Park City (Estados Unidos), em 20 de outubro.
A agência americana antidoping decidiu punir o atleta com a maior sanção possível de acordo com os regulamentos estabelecidos em ambas as federações implicadas, atletismo e bobsleigh.
O estanozolol, um esteróide anabólico que aumenta a massa muscular, teve fama de indetectável até que Ben Johnson protagonizou o maior escândalo na história do atletismo ao ser encontrada em sua urina vestígios de dita substância após sua espetacular vitória sobre Carl Lewis na final olímpica de 100 metros nos Jogos de Seul'88.
O produto que tinha colaborado, segundo confissão do próprio Ben Johnson, para moldar sua musculatura de fisioculturista caiu em desuso a partir de então e cedeu o papel principal à nandrolona