Denver - Os aviões particulares que forem voar para Utah durante as Olimpíadas de maior segurança da história podem primeiramente ter que parar em um dos três estados vizinhos, a fim de passar por uma checagem especial para manter a segurança do espaço aéreo sobre os Jogos de Inverno de 2002, afirmaram as autoridades na segunda-feira.
``Haverá algumas restrições no espaço aéreo que estão prontas para serem lançadas'', disse Lon Garner, agente especial responsável pelo Serviço Secreto dos EUA em Denver, cujo território inclui Utah.
A segurança para as Olimpíadas tem sido severa desde os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, quando 11 israelenses foram mortos, e das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando uma bomba matou uma pessoa.
Mas desde os ataques de 11 de setembro, o Serviço Secreto, responsável pela segurança dos Jogos nos Estados Unidos, ao lado de especialistas do governo dos EUA e de autoridades das Olimpíadas, têm intensificado as medidas de segurança para os jogos, que se realizarão entre 8 e 24 de fevereiro.
Todos os vôos que entrarem na área temporariamente restrita para as Olimpíadas vão precisar primeiro aterrissar em um aeroporto fora da região, como Boise e Las Vegas, ou duas cidades no Estado do Colorado, Grand Junction ou Colorado Springs, de acordo com as propostas que estão sendo analisadas.
``Estamos discutindo se os aviões de empresas, particulares ou os aviões em geral deverão ser solicitados a aterrissar fora da grande área de Salt Lake a fim de serem inspecionados e liberados antes de poderem prosseguir até Salt Lake'', disse Mitt Romney, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Inverno.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), trabalhando em conjunto com o Serviço Secreto, espera anunciar em breve as regras especiais para os Jogos de Inverno, afirmou o porta-voz da FAA, Allen Kenitzer.
Recentemente, o governo dos EUA designou mais 40 milhões de dólares além dos 200 milhões já reservados para a segurança. Outros 70 milhões de dólares virão do Estado de Utah e do orçamento das Olimpíadas de Salt Lake.
``Estamos gastando 310 milhões de dólares. O nível de segurança será alto para qualquer evento esportivo'', disse Romney.