Londres - O goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, que defendeu o Aston Villa e o Manchester United na Inglaterra, foi condecorado pela Rainha Isabel II com a Ordem do Império Britânico, prêmio concedido pela sua trajetória profissional dentro do futebol inglês.
O goleiro recebeu o título em uma cerimônia realizada ontem, segunda-feira, na sede do Ministério de Cultura, Informação e Esporte Britânico. "Tive que buscar na Internet o significado disso, que é algo muito especial e difícil de assimilar", acrescentou o ex-jogador de 38 anos.
O veterano se mostrou surpreso por receber este reconhecimento: "Venho de um país estrangeiro e para mim foi incrível chegar aqui para jogar com a equipe dos meus sonhos, e ter conseguido tudo o que ganhei anteriormente como integrante de uma equipe".
A segurança do goleiro dinamarquês o levou a ser escolhido como o melhor goleiro do mundo em 1992 e em 1993 e o melhor da Dinamarca em três ocasiões, a última delas em 1999. Schemeichel foi sempre valioso para a seleção do seu país e seu talento e experiência foram reconhecidos pelos torcedores.
Após ser condecorado com este novo prêmio, o técnico do Old Trafford, Sir Alex Ferguson, elogiou o jogador e o classificou de "um excelente profissional e um homem fiel ao Manchester United".