Valencia – O técnico Jorge Valdano é conhecido por ser uma pessoa tranqüila e de fácil diálogo, mas quando se deparou com o atacante Romário no Valencia, da Espanha, em 1997, esteve a ponto de perder a paciência diante das permanentes exigências do astro brasileiro.
Os esforços de Valdano para integrar Romário à equipe valenciana tropeçaram nos constantes pedidos do jogador brasileiro: um chalé, uma picape e pagamento em dólar e não em pesetas.
O técnico solucionou o problema por meio do diálogo e da motivação. No final, a palavra venceu as pretensões de Romário e o técnico hispano-argentino conseguiu que o jogador brasileiro afirmasse que "na vida é importante saber dar e não só pedir".
O "extraordinário" jogador, como diz Valdano, conseguiu alcançar seu pleno rendimento com a disciplina do Valência, por isso deixou de ser um problema para se tornar um ponto de fortaleza para o trabalho em equipe.
O treinador conta esta história em "Relatos do esporte", um livro com dez narrativas de nove ex-desportistas de elite e um empresário, que pretendem aplicar a filosofia de vida do esporte ao mundo empresarial para assim motivar um grupo de pessoas e melhorar seu desempenho.
No livro, editado por "Conhecimento", o ex-goleiro Andoni Zubizarreta, afirma: "nós goleiros somos tão especiais que jogamos o futebol com as mãos, nosso uniforme é diferente do resto do grupo e, quando se marca um gol, comemoramos sozinhos".
O jogador que em mais ocasiões vestiu a camiseta nacional, sustenta que existem membros dentro das equipes ou empresas que, embora permaneçam à sombra, realizam um trabalho fundamental, e que no entanto, poucas vezes são reconhecidos, ou têm seu trabalho apreciado.
Zubizarreta lembra que quando ganhou com a a Copa da Europa com o Barcelona contra o Sampdoria, "todo mundo sabe até hoje que Koeman foi o autor do gol, mas ninguém comenta o fato de não termos tomado um só gol, devido à eficiência do goleiro que influiu decisivamente na vitória. Menos mal que Koeman, a caminho do vestiário se aproximou de mim e disse: ganhamos graças a você".
Segundo Juan Mateo, conselheiro-chefe da "Make a Team", consultora especializada em pesquisa e desenvolvimento de equipes de trabalho que combina experiências do mundo empresarial e do esporte, o projeto surgiu quando ele e Valdano tratam os problemas da mesma forma na hora de dirigir uma equipe ou empresa.
A nova idéia pretende formar as pessoas do universo empresarial de uma maneira diferenciada porque, como afirma Valdano, "o esporte e a empresa une o que existe de mais importante: os seres humanos".
Além de López Iturriaga, Valdano, Zubizarreta e Mateo, participam do livro a ginasta María Fernández Ostolaza, o jogador de basquete Corbalán, os pilotos Miguel Angel de Castro e Balba G. Camino, o ex-técnico de handebol Juan de Dios Román e a jogadora de hóquei Martínez de Murguía.