São Paulo – O Vasco está fora da Liga Rio-São Paulo e não irá participar da primeira edição do Torneio RJ-SP comandado pela entidade. A revelação foi feita nesta quinta-feira no Esportes Show por Wanderley Nogueira, apresentador da mesa-redonda da internet brasileira e colunista do Terra Esportes.
O Vasco não respondeu ao ultimato dado na quarta-feira pelo presidente da Liga, Eduardo José Farah. Apesar de dever dinheiro à entidade, o presidente do clube de São Januário, Eurico Miranda, manteve a posição de só disputar o torneio caso o contrato de venda de direitos para a TV fosse revisto. Como isso não aconteceu, o time deve ficar fora da disputa e jogar apenas o Campeonato Carioca no primeiro semestre.
O Flamengo, que havia feito a mesma ameaça, voltou atrás e decidiu participar do RJ-SP mesmo sem receber cota diferenciada. O time também tomou dinheiro emprestado da Liga.
A golpe final nas pretensões de rubro-negros e vascaínos foi dado na noite de quarta-feira pela TV Globo. A emissora concordou em pagar os R$ 65 milhões acordados pelos direitos de transmissão do torneio independentemente da participação de Vasco e Flamengo no torneio, enfraquecendo a posição dos clubes.
Com o Vasco fora, Farah resolve um problema criado com a entrada do São Caetano. O Botafogo-SP, que foi tirado da competição para dar lugar ao Azulão, volta a fazer parte da lista de clubes na disputa do RJ-SP. Aumentou também a desvantagem numérica dos cariocas. Os paulistas, que tinham nove dos 16 clubes na competição, aumentou para dez seus representantes na disputa.