Estocolmo - Para os fãs de esportes que querem saber o que os jogadores vêem e sentem durante a partida, uma nova tecnologia sem fio pode ser a resposta.
A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson desenvolveu o Event System, que dá aos espectadores de eventos esportivos a chance de acompanhar o jogo mais de perto do que nunca. A Ericsson testou o Event System durante uma partida ao vivo entre os times de hóquei suecos Lulea e Vastra Frolunda neste ano.
Câmeras fixadas nos capacetes dos jogadores e dos juízes permitem a transmissão ao vivo da partida. Assim, os torcedores vêem exatamente o que os atletas vêem em quadra. A difusão das imagens se dá através de um assistente digital pessoal (PDA, na sigla em inglês) e por meio de uma grande tela suspensa.
E não é só isso. Sensores ligados aos corpos dos jogadores enviam ao sistema a taxa de batimento cardíaco, mostrando o quanto os atletas estão cansados.
Os torcedores também usam os terminais para obter informações sobre a escalação da equipe com fotos, idade, peso e número de gols marcados por cada jogador no campeonato. Além disso, podem participar de salas de bate-papo na Internet para comentar o desempenho de seu time.
``O sistema Event pode ser usado em qualquer grande evento de música ou esporte'', disse Lars Brindt, gerente de Negócios responsável pelo projeto na Ericsson Erisoft, que desenvolveu a tecnologia.
Segundo ele, a companhia está trabalhando para expandir o sistema a fim de suportar mais torcedores e espera ter 5 mil usuários do novo PDA até o final do próximo ano.
Para a realização do teste foram utilizados 12 PDAs da fabricante norte-americana de computadores Compaq. Os aparelhos foram conectados à uma rede local sem fio no estádio onde foi realizada a partida de hóquei.