Rio - O Vasco está a um passo de erguer a taça do Campeonato Estadual de 2001. Na base da raça, a equipe derrotou o Flamengo por 99 a 88 (51 a 54) na terceira partida da série melhor de cinco decisiva, fez 2 a 1 e agora só precisa de uma vitória para ser campeão. O próximo jogo será neste domingo, às 11h, no Maracanãzinho.
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, pelo menos até os últimos três minutos. No final do período, o Vasco errou passes e desperdiçou muitos ataques. Mal na defesa, deu espaço para o Flamengo, que abriu vantagem de oito pontos (28 a 20). Com excelente aproveitamento das bolas de três, os rubro-negros assumiram o comando do jogo e fecharam o quarto em 30 a 22.
No segundo período, o Vasco voltou com outra postura. Do time titular, Hélio Rubens só manteve Rogério e Nenê: Jamison, Manteiguinha e Higgins deram novo ânimo à equipe. Os vascaínos passaram a defender melhor e a se movimentar melhor no ataque, deixando a marcação rival para trás. A força do conjunto fez a diferença.
Uma enterrada de Nenê, quando o Vasco perdia por 7 pontos, sepultou o time apático do primeiro quarto. Começava a reação: a 3min09s do fim, em um lance livre, Manteiguinha pôs a equipe à frente. O Vasco chegou a abrir cinco pontos e encerrou com três à frente: 54 a 51.
A equipe não olhou mais para trás. No terceiro quarto, Mingão foi um gigante na defesa e garantiu que o Vasco saísse sempre em velocidade para o ataque. Eficiente no ataque, a equipe abriu 10 pontos de vantagem (64 a 54), a 6min14s do fim.
Marcando bem Dedé e Oscar, destaques do Flamengo, o Vasco se manteve à frente no placar, mas no fim do período cometeu alguns erros. Os rubro-negros chegaram a encostar, diminuindo a diferença para três pontos (70 a 67), mas o Vasco manteve a superioridade e venceu por 74 a 68.
No último quarto, o Flamengo baixou de vez a guarda e permitiu que o Vasco mandasse no jogo. Charles Byrd chamou a responsabilidade para si e não deu chance aos rubro-negros. O time chegou a abrir 17 pontos de vantagem (96 a 79) e, aproveitando-se dos erros de ataque dos adversários, venceu por 99 a 88.