Antuérpia (Bélgica) - O campeão olímpico Pieter van den Hoogenband finalmente conquistou a medalha de ouro neste domingo, no terceiro dia do campeonato europeu em piscina curta.
O holandês, que ficou com o bronze e prata nos 50 e 100 metros nado livre, respectivamente, nos dias anteriores, provou sua força nos 200 metros livre, vencendo o tcheco Kveloslav Svoboda e estabelecendo novo recorde europeu.
Van den Hoogenband bateu 1min42s46, enquanto Svoboda bateu 1min44s78 e o alemão Stefan Hebst em terceiro com 1min45s32.
``Era isto que precisava. Estou muito contente com o resultado pois fiquei sob pressão por muito tempo'', disse van den Hoogenband.
A tricampeã olímpica Inge de Bruijn conquistou mais uma medalha de ouro ao vencer os 50 metros livre.
A holandesa, nomeada melhor nadadora do ano junto com o australiano Ian Thorpe, bateu o recorde do campeonato com 23s89, e foi o tempo todo perseguida pela campeã mundial, a sueca Therese Alshammar, com 24s09.
Outra sueca, Johanna Sjoeberg, ficou com o bronze.
``Foi uma bateria muito excitante e disputada. Estava pronta para nadar contra Alshammar e Sjoeberg e essa atmosfera me ajudou a vencer a bateria'', disse de Bruijn.
A eslovaca Martina Moravcova conquistou dois ouros no último dia somando três medalhas de ouro no campeonato.
Ela quebrou o recorde europeu nos 200 metros livre, batendo 1min54s74, ficando à frente de Solenne Figues, da França, com 1min55s83.
Moravcova também conquistou ouro nos 100 metros borboleta com 57s20, vencendo Sjoeberg com 57s59 e Anna Karin Kammerling, com 57s98.
``Minha largada não foi perfeita, mas no conjunto, foi um ótimo campeonato para mim'', disse Moravcova. A eslovaca também venceu os 100 metros medley no sábado e ficou com a prata nos 100 metros livre na sexta-feira.