Paris - Apesar de ter ficado apenas na oitava colocação na eleição do melhor jogador de futebol do mundo em 2001, o inglês Micheal Owen ganhou nesta segunda-feira a Bola de Ouro 2001, organizada pela revista francesa "France Football"
É o segundo prêmio que o jogador ganha neste ano. O primeiro foi oferecido pela revista inglesa "World Soccer", como o melhor jogador do ano.
O jogador inglês ganhou do espanhol Raúl, do Real Madrid, que foi o terceiro escolhido pela Fifa e do alemão Oliver Kahn, goleiro do Bayern de Munique. Figo levou o prêmio da entidade máxima do futebol, seguido por David Beckham.
Owen, que na sexta-feira passada completou 22 anos, torna-se o quinto jogador inglês a ganhar o prêmio, o primeiro desde Kevin Keegan há 21 anos atrás.
Autor de 16 gols no campeonato inglês e onze na Copa da Uefa, Owen é uma das peças chave do Liverpool, que na última temporada venceu vários torneios entre eles a Copa da Inglaterra, a Supercopa da Europa e a Copa da Uefa.
O jogador do Liverpool afirmou que ainda não consegue acreditar, já que competia com jogadores como Raúl e Totti. "Sabia que era um dos cinco jogadores em questão, mas ainda acho incrível. Eram candidatos como Francesco Totti, que enfrentei recentemente, Raúl e David Beckham. Também havia na lista vários franceses. Jogadores fantásticos!" acrescentou o jogador inglês.
Para Owen é uma honra entrar na história como ganhador da Bola de Ouro. "Marco Van Vasten ganhou três vezes. Michel Platini também... Colocar meu nome junto a Beckenbauer, Cruyff, Rivaldo, Bobby Charlton, Kevin Keagan é uma honra. Estou muito orgulhoso" disse o jovem atacante.