São Paulo – O Atlético-PR conquistou o primeiro título brasileiro da sua história ao vencer o São Caetano por 1 a 0, na tarde deste domingo à tarde, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.
A equipe paranaense podia até perder, mas conseguiu bater o Azulão com um gol de Alex Mineiro no segundo tempo. O time paulista ficou com o ‘bi vice-campeonato’, já que perdeu para o Vasco na final da Copa João Havelange de 2000.
Como precisava reverter a vantagem do adversário, o São Caetano buscou mais o ataque durante todo o jogo. O time paulista arriscou várias vezes de longa distância. O primeiro foi aos 7min, com Adãozinho. A bola passou perto da trave de Flávio. A equipe de Geninho respondeu com dois chutes por cima do gol, com Alex Mineiro e Kléberson, aos 13 e aos 14min, respectivamente.
Aos 19min, Anaílson foi derrubado na entrada da área. Serginho cobrou com força e Flávio ‘bateu roupa’, mas segurou depois. Dez minutos depois foi a vez do Atlético-PR assustar o adversário em uma cobrança de falta. Kléberson mandou rente à trave direita de Sílvio Luiz.
No final do primeiro tempo, o São Caetano tentou algumas tabelas na entrada da área. Aos 30, Marcos Paulo fez uma com Esquerdinha e cruzou com perigo: a bola passou na frente do gol e ninguém tocou.
Mais dois chutes de fora da área levaram perigo ao gol de Flávio. Adãozinho, aos 36min, soltou uma bomba com efeito, que caiu perto do ângulo. Aos 44min, Esquerdinha pegou rebote da defesa e mandou rasteira, à esquerda do gol adversário.
A segunda etapa teve menos lances de perigo. O técnico Jair Picerni mandou o São Caetano para o ataque colocando o meia Bechara no lugar do volante Serginho e o atacante Muller na vaga do lateral Marcos Paulo. As mudanças propiciaram os contra-ataques ao Atlético-PR.
Aos 7min, Mancini arriscou de longe, por cima do gol. Aos 12min, boa chance foi desperdiçada. Após jogada ensaiada, Mancini rolou para Bechara, que cruzou para o meio; Dininho, embaixo do gol, bateu para trás.
Kléberson assustou o São Caetano com um forte chute que passou perto do travessão aos 18min. O gol do Atlético-PR saiu aos 23min. Fabiano desceu pela esquerda e bateu cruzado; Sílvio Luiz espalmou para o meio e Alex Mineiro completou com o gol aberto, batendo um recorde. É o jogador que marcou mais gols em uma decisão de Campeonato Brasileiro, quatro. (Três no primeiro jogo e um neste domingo).
O São Caetano ainda carimbou o travessão paranaense com Bechara, aos 30min. Mas Geninho recuou o time e conseguiu segurar a vitória.