Kathmandu (Nepal) - O ministério do Turismo do Nepal anunciou na segunda-feira a abertura de 103 novos picos do Himalaia a montanhistas, a partir de março, na tentativa de atrair mais visitantes.
Esse reino pobre da Ásia tem 8 dos 14 picos mais altos do mundo, inclusive o maior deles, Everest, um destino popular entre escaladores e aventureiros.
Atualmente, o governo autoriza escaladas em 116 montanhas. Dos novos picos abertos, o mais alto é o Talung, de 7.349 metros, que fica na região do monte Kanchenjunga, o terceiro mais alto do mundo.
A abertura dos novos locais marca o início de um ano de promoção oficial do turismo no país, o Ano Internacional das Montanhas e o cinquentenário da primeira escalada do Everest.
O turismo do país, importante fonte de renda, sofreu uma queda este ano devido ao impacto do assassinato da família real, dos atentados de 11 de setembro e de uma rebelião maoísta.
O governo disse que as regiões mais afastadas, onde ficam as montanhas, vão se beneficiar das medidas. Mais da metade da população do Nepal vive com menos de 1 dólar por dia.