São Paulo - A edição 2001 da Corrida Internacional
de São Silvestre, a mais tradicional prova de rua da América Latina, já começa impondo uma nova marca. A disputa, que será realizada nesta segunda-feira, terá a participação de 17 mil atletas de vários países, recorde absoluto na história da competição, que foi promovida pela primeira vez há 77 anos.
O prêmio para os vencedores também aumentou. Ao todo, serão distribuídos R$ 80 mil - R$ 12 mil para cada campeão -, além de dois carros 0 Km para os brasileiros mais bem colocados. A exemplo dos últimos anos, a largada para a categoria feminino está marcada para as 15h15, em frente ao MASP. A prova masculina começa às 17h, no mesmo local.
A prova, no entanto, terá o desfalque do queniano Paul Tergat. Pentacampeão, ele decidiu não participar, alegando problemas pessoais. Em compensação, os etíopes Tesfaye Jifar, atual recordista da Maratona de Nova York em 2001; e Tesfaye Tola, bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Sydney, confirmaram presença, além dos quenianos David Cheruiyot e Kigen Kibet. Entre os brasileiros, Marílson dos Santos, Vanderlei Cordeiro de Lima, Emerson Iser Bem, Valdenor dos Santos, Elenilson Silva e Luís Antônio dos Santos dividem o favoritismo.
No feminino, a queniana Margaret Okayo, atual recordista da Maratona de Nova York (EUA), é o grande nome, ao lado da russa Olga Romanova, de 21 anos, campeão européia dos 10 mil metros. A equatoriana Martha Tenório, vencedora em 87 e 97, também participará da prova. Pelo Brasil, Adriana de Souza, Cleuza Maria Irineu, Márcia Narloch, Maria Zeferina Baldaia, Selma dos Reis e Marizete Rezende são as esperanças de título.
Percurso - A 77ª Corrida Internacional de São Silvestre percorrerá o mesmo trajeto do ano passado. Após a largada, os participantes seguem em direção à avenida Consolação. Descendo em direção ao centro, passam pela Praça Roosevelt, avenida Ipiranga, avenida São João, elevado Costa e Silva, rua Marta, alameda Olga, rua Margarida, avenida Pacaembu, rua Luzitânia, avenida Rudge, avenida Rio Branco, largo do Paissandu, rua Conselheiro Crispiniano, viaduto do Chá, largo São Francisco, avenida Brigadeiro Luiz Antônio e avenida Paulista. A chegada será em frente em prédio da Fundação Cásper Líbero, na avenida Paulista, 900.