Dohar (Catar) - O campeão de Wimbledon, Goran Ivanisevic – conhecido como canhão croata devido ao seu saque -, vai disputar a partir de segunda-feira seu primeiro torneio desde que começou seu treinamento militar obrigatório no exército da Croácia. O jogador, de 30 anos, é o cabeça-de-chave número dois no Aberto do Catar.
Ivanisevic, que terminou 2001 como o número 13 do mundo, está passando por um treinamento militar de seis meses, mas recebeu permissão para treinar, viajar e competir em torneios de tênis.
O croata, que venceu o australiano Patrick Rafter em julho na final de Wimbledon - conquistando seu primeiro Grand Slam -, vai estrear contra o austríaco Stefan Koubek e vai tentar se vingar de sua derrota na primeira rodada do mesmo torneio há um ano para o francês Julien Boutter.
O número um do torneio, Yevgeny Kafelnikov, enfrenta Daniel Vacek da República Checa na rodada inicial. O russo nunca foi além das quartas-de-final no Aberto do Catar.
``Estou determinado a começar o ano com uma vitória. O primeiro torneio do ano é sempre importante para dar o tom para o resto da temporada'', disse ele.