Brasília - O tenista Gustavo Kuerten foi eleito o melhor atleta masculino do Brasil em 2001, enquanto Romário, atacante do Vasco, foi apontado como o melhor jogador de futebol, de acordo com uma pesquisa do jornal O Estado de São Paulo entre 249 jornalistas.
Guga, que conquistou neste ano seu terceiro título no torneio de Roland Garros, foi eleito também pela terceira vez o melhor atleta masculino do ano com 53% dos votos, seguido por Robert Scheidt, com 12,8%.
Apesar de ter liderado a classificação mundial de tenistas profissionais e conquistado no primeiro semestre de 2001 vários títulos, Guga encerra o ano na segunda posição.
Já Romário, artilheiro do campeonato brasileiro com 21 gols, obteve 28,5% dos votos, bem à frente do segundo classificado, o sérvio Petkovic, que atua no Flamengo, com 14% dos votos.
Essa é a quarta vez que o atacante do Vasco, que em janeiro irá completar 35 anos de idade, conquista este título, depois de ter sido eleito em 1993, 1994 e 2000.
Os jornalistas escolheram a equipe do São Caetano como a melhor do ano, deixando para trás clubes mais tradicionais.
A ginasta Daniele Hypólito foi eleita a melhor atleta feminina com 98,8% dos votos, graças a medalha de prata conquistada no Mundial de Ginástica Artística, na Bélgica.
O jogador Kaká, de 19 anos, que atua na equipe do São Paulo, foi apontado como a revelação do ano.