São Paulo - O técnico do tenista Gustavo Kuerten, Larri Passos, disse em entrevista publicada neste sábado pelo jornal Diário Catarinense, que só será a favor da participação de Guga em Wimbledon caso o brasileiro não faça uma boa campanha em Roland Garros.
Larri disse que caso Kuerten chegue pelo menos às semifinais do troneio francês, será contra a participação de Guga nas tradicionais quadras inglesas. O técnico se justificou ao periódico que precisa de três semanas para preparar o número 2 do mundo entre os dois torneios.
Em 2002, o Grand Slam francês começa no próximo dia 27 de maio e deve ser encerrado duas semanas depois, do dia 9 de junho, em Paris. Já o torneio em Wimbledon tem início 15 dias depois, em 24 de junho. As semifinais em Roland Garros devem ser disputadas no dia sete.
Em 2001, Guga não participou do Aberto da Inglaterra por não concordar com a forma de escolha dos cabeças-de-chave para o torneio. A atitude do tenista foi criticada por alguns especialistas no esporte, que preferiam o tenista em quadra para defender sua então liderança do ranking da ATP.
O toneio inglês é o mais antigo dos quatro Grand Slam da temporada. Com mais de 100 anos de tradição, a primeira partida em Wimbledon foi disputada em 1877.
Roland Garros foi onde, em 1997, Guga apareceu para o tênis ao vencer o espanhol Sergi Bruguera e se tornar o primeiro tenista brasileiro a vencer um Grand Slam. Kuerten venceria ainda o Aberto da França em 2000 e 2001.