Rio - O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou nesta quarta-feira, na sede da CBF, após reunião da comissão técnica, as datas dos amistosos que o Brasil fará como preparação para a Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão. Os adversários e os locais não estão ainda confirmados, mas Felipão revelou que os amistosos em que ele convocará somente jogadores que atuam no Brasil serão realizados contra seleções de outros países e não contra seleções estaduais como chegou a ser divulgado anteriormente. O primeiro jogo será no dia 31 deste mês, no Brasil.
Além dessa partida, a outra em que o treinador convocará somente jogadores que jogam no Brasil será realizada no dia 7 de março. Felipão afirmou que esses amistosos servirão para que ele faça experiências e dê oportunidade a jogadores que ainda não tiveram chance de jogar na Seleção. Nas outras partidas, sendo que em duas delas serão contra Espanha e Portugal, ele utilizará a força máxima. As datas reservadas para esses amistosos são 6 de fevereiro, 27 de março e 17 de abril.
O técnico também considera uma temeridade fazer amistosos contra adversários mais fortes nos jogos em que convocará somente jogadores que atuam no país. Portanto, os jogos devem ser contra equipes da América do Sul que não estejam classificadas para a Copa do Mundo. Felipão disse não há posição carente no Brasil e desmentiu que pense em mudar o esquema com três zagueiros.
"O campeão brasileiro atua com quantos zagueiros? O São Caetano joga com quantos? E o Grêmio, campeão da Copa do Brasil? Quer dizer mais alguma coisa?", disse mal-humorado, explicando depois que para ele o São Caetano joga no 3-5-2, pois considera que o volante Serginho atua como zagueiro.
Sobre o Campeonato Brasileiro de 2001, o treinador da Seleção Brasileira destacou a aplicação tática dos jogadores e o desempenho coletivo das equipes, sem citar nomes. Segundo ele, o grande erro da Seleção nas Eliminatórias do ano passado foi a acomodação. "O erro foi a certeza de que a classificação viria a qualquer momento", afirmou.
O momento em que Felipão teceu mais elogios foi quando comentou sobre a concentração da Seleção em Ulsan. Ele informou que o lugar tem instalações fantásticas tanto para os jogadores e comissão técnica do Brasil como para a imprensa. Para ele, a grande vantagem de Ulsan sobre Seogwipo é o tempo de deslocamento do hotel para os locais de treinamento. Segundo Felipão, em Seogwipo, em dias de treinos em dois períodos, a delegação gastaria duas horas e meia por dia só de viagem, enquanto que em Ulsan esse temposerá de no máximo ste minutos.
O mal-humor habitual do técnico, porém, logo voltou, quando disse não ser mágico ao ser perguntado sobre a data que a delegação brasileira viajará para Coréia do Sul. Como há várias competições se encerrando entre 12 e 15 de maio, a tendência é que a viagem seja marcada para o dia 16.
Confira os dias dos amistosos:
31 de janeiro – contra uma seleção sul-americana
6 de fevereiro – contra uma seleção européia
7 de março – apenas jogadores brasileiros contra uma seleção sul-americana
27 março – contra uma seleção européia
31 de março - apenas jogadores brasileiros contra uma seleção sul-americana
17 de abril – contra uma seleção européia